A certificação CAPM - Project Management Institute
Já é muito difundida e aceita no mercado a certificação PMP (Project Management Profissional) do PMI. Essa certificação é vista por profissionais dos mais variados setores como a melhor forma de comprovar a fluência nas práticas de gestão de projetos pregadas pelo PMI através do PMBOK (Project Management Body Of Knowledge).
No entando, para se tornar um profissional PMP é necessária experiência comprovada como líder em gerenciamento de projetos. Essa restrição reduz significativamente o universo PMP.
Visando preencher tal lacuna, o PMI em 2003 lançou uma nova classe de certificação, denominada CAPM (Certified Associate in Project Management). Essa certificação é destinada às pessoas com interesse em gerenciamento de projetos ou que compõe equipes de gerenciamento.
Na minha opinião, é um incentivo para se aprofundar nos conhecimentos que o PMBOK nos oferece e ainda garantir um certificado reconhecido mundialmente.
Todos os pré-requisitos e processos para certificação podem ser visualizados no link abaixo, do chapter Minas Gerais do PMI:
Um bom começo é se filiar ao PMI. Como membro é possível ter acesso à versão eletrônica do PMBOK, sendo possível sua impressão para uso pessoal, além da possibilidade de participar das palestras e encontros promovidos pelo seu Chapter.
O PMI tem o objetivo de discutir e aprimorar o gerenciamento de projetos através da difusão das melhores práticas observadas por profissionais de todo o mundo, estar conectado a este instituto é uma oportunidade única de absorver tais conhecimentos.
Espero ajudar a difundir a certificação CAPM, visto que hoje, no Brasil, existem apenas 198 profissionais CAPM. Procurar tais certificações é uma forma de melhorarmos o nível técnico de nossas empresas, projetos e consequentemente de nossos produtos.
Um abraço a todos,
Isso é COISA DE ENGENHEIRO !!!
Comentários
Postar um comentário