Estaca de AREIA !!!!!
Com o artifício dos geossintéticos, mais precisamente do geotêxtil Ringtrac, os alemães da Huesker desenvolveram a técnica de reforço para solos moles utilizando estacas de areia. As GEC ( Geotextille encased sand columns ) são artifícios impressionantes para situações que pensamos serem impossíveis de solucionar, como por exemplo a construção da fábrica da Airbus em Hamburgo, Alemanha. Para a construção da nova fábrica do Airbus A380 foram simplesmente criados 140 ha de terra. Como ???
- Criação de um dique no perímetro a ser aterrado
- Drenagem da água
- Reforço do solo com 60 mil GEC´s
- Aterro e utilização de geogrelhas para reforço do aterro
O processo construtivo se dá da seguinte forma:
- Cravamento da camisa metálica
- Retirada do solo no interior por hélice
- Colocação do geotêxtil no interior da camisa
- Inserção da areia
- Retirada da camisa metálica
Com essa tecnologia foi possível economizar na construção da fábrica 35 mil toneladas de estacas prancha, 1.1 milhões m3 de areia para aterro, 8 milhões de litros de combustível e mais de 1 ano de obra. Pra se ter uma noção, a solução proposta inicialmente previa um muro de 2.5 Km com 40 m de profundidade de estacas prancha. Quando olhamos para a foto abaixo não temos dúvida do que a engenharia, aliada a boas idéias é capaz.
Para aqueles que se interessarem mais:
No vídeo abaixo podemos ver mais uma aplicação dessa técnica, porém desta vez foi utilizada brita. A GEC foi utilizada como reforço para posterior concretagem do piso para apoio de tanques de armazenagem de combustível.
É ............ isso definitivamente é coisa de engenheiro !!!!
Um abraço
fala Barreto! show de bola o blog!
ResponderExcluirabraços,