Garbage Warrior - O guerreiro do LIXO

       Construir casas, mais conhecidas como Earthships, no meio do deserto não parece uma iniciativa sensata. Porém o arquiteto americano Michael Reynolds se orgulha hoje de suas inúmeras casas auto-sustentáveis no deserto do estado americano do Novo México. Não há nenhuma infraestrutura, como abastecimento de água, coleta de esgoto ou fornecimento de energia elétrica.



        Michael Reynolds vem desenvolvendo seus projetos ao longo de mais de 30 anos e alguns resultados são impressionantes. O maior exemplo é a não utilização de qualquer sistema mecânico de aquecimento ou resfriamento das casas. Esta característica deve ser destacada, devido às temperaturas extremas, tanto altas quanto baixas, a que as casas são expostas.
      Seu sistema tem como princípios a utilização de material reciclável, tais como garrafas plásticas, latas, garrafas de vidro e pneus. Com esses materiais e utilizando madeira de reflorestamento é moldada toda a estrutura das casas.




         A proteção térmica é feita através de um processo que eu diria no mínimo diferente. Os pneus são preenchidos com terra para formar o que ele chama de massa térmica. A partir dessa parede toda a casa é erguida, sempre com suas janelas e portas voltadas para o sul, característica que confere um maior conforto térmico.




       Latas, garrafas plásticas e de vidro são substitutas da alvenaria. As paredes, sempre em formato de U, são construídas com esses materias e ligadas por argamassa convencional. É possível inclusive a construção de cúpulas.
      O sistema de aquecimento e iluminação é composto por vidros inclinados, desta forma é possível aproveitar ainda mais a energia e a luz natural fornecida pelo sol.




     Exemplo de sustentabilidade a tantos anos, quando esse assunto ainda não era moda na boca dos políticos e arquitetos, Michael Reynolds prova que é possível viver em harmonia com a natureza e que devemos inovar quando pensamos em soluções. Para ele pequenas modificações, como os chamados projetos sustentáveis de hoje, são importantes, porém ineficientes para a conservação do nosso planeta.
      Após anos de repressão, perda da licença de arquiteto, proibição de construção de novas casas e muitas críticas, sua iniciativa é aclamada e vista como um caminho. Exemplos desse reconhecimento foram as chamadas para construção de suas casas nas ilhas afetadas pela tsunami de 2004 e em Nova Orleans, após a destruição causada pelo furacão Katrina.
    Garbage Warrior é um documentário muito interessante e importante para debatermos se as melhorias propostas hoje são realmente eficientes. 

Galeria de fotos :    http://www.garbagewarrior.com/gallery.html

Este é o link para download.

Sugiro que todos assistam.


Pensar na sustentabilidade não é uma opção, é um DEVER.


Como aperitivo para o documentário assistam o trailer abaixo.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Estaca de AREIA !!!!!

Copa do Mundo 2022 - QATAR