Ampliação do sistema ferroviário.
A FNS (Ferrovia Norte-Sul) quando concluída, possuirá a extensão de 1980 Km e terá conexão com a FCA (Ferrovia Centro-Atlântica), sendo assim de forma secundária conectada aos portos de Santos, Vitória e Rio de Janeiro. A ligação com a região norte se dará pela EFC (Estrada de Ferro Carajás). A FNS poderá absorver, segundo a VALEC (empresa governamental responsável pela construção da ferrovia) cerca de 30% do volume de carga transportada por caminhões nas grandes rodovias, trazendo para além da maior eficiência no escoamento, a redução das altas taxas de perda da produção registradas pelo transporte rodoviário.
O assunto é muito mais extenso e tem gerado boas discussões, espero que nós como bons cidadãos e engenheiros saibamos criar um senso crítico, visando sempre melhorias para o nosso país. Pretendo escrever novamente sobre o tema, mostrando soluções de intermodais pelo mundo.
Recebi essa semana um email com um vídeo muito interessante de uma locomotiva construtora. Tentei achar mais informações sobre a máquina mas ainda não encontrei. Aí está o vídeo do que eu chamo de prima da TBM (Tunnel Boring Machine).
Porque isso......isso é Coisa de Engenheiro
Atacando de blog agora fera? hauhauahua mandou bem. gostei, ficou interessante.
ResponderExcluirabraco