Ampliação do sistema ferroviário.


     Entre os países com grandes dimensões territoriais o Brasil é um dos mais defasados no que diz respeito ao sistema ferroviário. A escolha pelo modo rodoviário como principal meio de escoamento da produção do país é originária da década de 50, principalmente pela iniciativa de Jucelino Kubitschek. De lá pra cá as ferrovias tiveram uma expansão que podemos considerar nula. O fato iminente de que para atender o escoamento da produção, principalmente de produtos agrícolas e de minério, é fundamental a recuperação das ferrovias já existentes, fez com que o Brasil tomasse a decisão de ampliar sua malha ferroviária, visando a priori atender as regiões que mais carecem de tal infraestrutura, as regiões centro-oeste e nordeste. Esta obra parada a tantos anos foi retomada e será, sem dúvidas, de grande importância para o sistema intermodal, com objetivo de reduzir gastos com o transporte e principalmente gerar o aquecimento da economia regional.
     A FNS (Ferrovia Norte-Sul) quando concluída, possuirá a extensão de 1980 Km e terá conexão com a FCA (Ferrovia Centro-Atlântica), sendo assim de forma secundária conectada aos portos de Santos, Vitória e Rio de Janeiro. A ligação com a região norte se dará pela EFC (Estrada de Ferro Carajás). A FNS poderá absorver, segundo a VALEC (empresa governamental responsável pela construção da ferrovia) cerca de 30% do volume de carga transportada por caminhões nas grandes rodovias, trazendo para além da maior eficiência no escoamento, a redução das altas taxas de perda da produção registradas pelo transporte rodoviário.


     A ferrovia deve ter sua conclusão apenas em 2012 e será, espero eu, a primeira das muitas outras grandes obras ferroviárias que veremos no nosso país daqui pra frente. Existem ainda projetos da Ferrovia de Integração Oeste-Leste e da Ferrovia de Integração Centro-Oeste.

      O assunto é muito mais extenso e tem gerado boas discussões, espero que nós como bons cidadãos e engenheiros saibamos criar um senso crítico, visando sempre melhorias para o nosso país. Pretendo escrever novamente sobre o tema, mostrando soluções de intermodais pelo mundo.
       Recebi essa semana um email com um vídeo muito interessante de uma locomotiva construtora. Tentei achar mais informações sobre a máquina mas ainda não encontrei. Aí está o vídeo do que eu chamo de prima da TBM (Tunnel Boring Machine).





Porque isso......isso é Coisa de Engenheiro

Comentários

  1. Atacando de blog agora fera? hauhauahua mandou bem. gostei, ficou interessante.
    abraco

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